Outubro Rosa

01.11.22

Este movimento (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Durante o mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de iniciativas solidárias e o LFitness não podia deixar de apoiar esta iniciativa.

No dia 30 de outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama - os ginásios LFitness estiveram abertos e prontos a receber todas as Mulheres que poderam experienciar uma manhã de exercício físico e comprovar os seus benefícios para o seu corpo, e para a saúde em geral. Neste dia, todos os clubes tiveram uma aula excecional promovendo assim a interação entre todos os sócios e visitantes. 

Recolhemos o testemunho da nossa sócia, e amiga, Ana Paula Lopes, que superou a doença e partilha connosco a importância do exercício físico em todo o processo e também na recuperação - ver vídeo.

A realização do autoexame é essencial, e pode fazer a diferença, pois, num estágio inicial, esta doença é assintomática. Cuida-te!

COMO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA

O autoexame é algo que todas as mulheres devem fazer e não deve ser um tabu. Um diagnóstico precoce, permite um tratamento rápido e o aumento da eficácia do mesmo.

O autoexame deve ser feito a partir dos 20 anos, preferencialmente, no terceiro ou quinto dia após a menstruação, indicação do Grupo Lusíadas. No caso da mulher já se encontrar na menopausa, o autoexame deve ser realizado no mesmo dia todos os meses.

 

Em Frente do Espelho

Com os braços ao longo do corpo e de perfil, observa a mama e o mamilo, estando atenta ao tamanho, forma, cor e crostas. Deves ter especial atenção no caso de a pele parecer inflamada, avermelhada ou com aspeto de casca de laranja ou se existe corrimento ao pressionar o mamilo.

 

Deitada

Com uma almofada por baixo do ombro, apalpa a mama esquerda utilizando a mão direita (a mão esquerda deve estar a apoiar a nuca). Depois deves repetir o processo com a outra mão.

 

Método das Linhas Verticais

Passar os dedos de baixo para cima e de cima para baixo até percorrer todo o seio.

 

Método dos Círculos Concêntricos

Partindo da parte de cima do seio, descreve círculos concêntricos no sentido dos ponteiros do relógio.

 

Método do Relógio

Divide o seio em seis segmentos imaginários e, a partir da parte de cima (como se fosse nas 12 horas), desce até ao mamilo fazendo pequenos movimentos circulares. Depois, repete nas restantes divisões imaginárias.

 

Verifica os Gânglios Linfáticos

No final, deves ainda verificar a zona das axilas, procurando a existência de gânglios ou nódulos. Se notares alguma alteração, deves consultar o ginecologista o quanto antes.

 

Em Portugal

O cancro da mama é uma das principais causas de morte provocada por doença oncológica entre as mulheres, sendo o tipo de cancro mais frequente. Anualmente, são detetados cerca de seis mil novos casos e cerca de 1.500 mulheres morrem com esta doença.

As causas exatas do cancro da mama não são conhecidas, mas existem alguns fatores de risco a considerar:

- 80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos;

- Historial de cancro da mama aumenta as probabilidades de reincidência;

- A pré-disposição genética, pois verifica-se em cerca de 5 a 10% dos casos de cancro da mama;

- Tabagismo;

- Consumo excessivo de álcool;

- Primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) e uma menopausa tardia (após os 55 anos).

Diagnosticado precossemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura muito elevada. Mas não deixa de ser uma das doenças com maior impacto na sociedade pois afeta um órgão cheio de simbolismo, quer na maternidade quer na feminilidade - a mama.

 

 

Fontes: Liga Portuguesa Contra o Cancro e Grupo Lusíadas Saúde

 

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.

Celebramos a abertura da nova unidade de ANADIA extendendo a campanha de  Sócio Fundador a todas as unidades:

Selecione Ginásio