Cafeína e os seus benefícios
13.04.23
A cafeína é uma substância ergogénica, em que o objetivo é o atraso da fadiga, com a melhoria no desempenho físico em atletas, nomeadamente em situações de resistência a curto prazo, esforço máximo e/ou sprints repetidos. Para além disto, tem benefícios como o aumento dos níveis de alerta e atenção, melhoria do raciocínio e memória. É também considerada como um diurético pois promove o aumento do fluxo urinário, contudo este efeito é pouco notado nas doses que demonstraram aumentar o desempenho físico. Entre as várias modalidades onde a cafeína é utilizado temos, como exemplo, o ciclismo, corrida, remo, entre outras.
De acordo com os vários estudo, como protocolo de utilização, cerca de 60 minutos antes do exercício, demonstram-se efeitos com toma de 3–6mg/kg de massa corporal.
São consideradas doses seguras de cafeína até 400 mg/dia em adultos saudáveis, à exceção das grávidas. Este valor inclui todas as fontes de cafeína, como cafés, chás, bebidas energéticas, refrigerantes e chocolate. Os sintomas relacionados com o consumo elevado são ansiedade, nervosismo, insónias, taquicardia e náuseas, entre outros.
Se for ingerida através do café, devido à presença de compostos antioxidantes, para além de ajudar a manter as funções cognitivas no envelhecimento, reduzindo o risco de Alzheimer e Parkinson, pode também proteger contra doenças como cancro do cólon, diabetes tipo 2, cirrose hepática, carcinoma hepatocelular e depressão.
Fontes: Maughan RJ, Burke LM, Dvorak J, Larson-Meyer DE, Peeling P, Phillips SM, et al. IOC consensus statement: Dietary supplements and the high-performance athlete. Br J Sports Med. 2018;52(7):439–55; Associação Portuguesa de Nutrição. 5 Questões sobre o café. 2016.