Power Walking, a modalidade para quem não gosta de correr

19.09.22

Power walking, ou caminhada rápida, é uma vertente da caminhada que tem como principais características um movimento acelerado dos membros inferiores, mantendo sempre o contacto com o solo, coordenando este movimento com a deslocação dos membros superiores num padrão alternado e com foco na postura corporal.

 

A prática regular contribui para a perda de peso, podendo perder cerca de 200kcal em 30 minutos de execução. Desta forma podemos recomendar, o power walking, a pessoas com uma prática desportiva moderada ou baixa, bem como a quem tenha acabado uma recuperação de lesão. Pode ser realizado em qualquer lugar e não necessita de qualquer equipamento específico.

 

 

QUE CUIDADOS DEVO TER NA PRÁTICA DA MODALIDADE?

Mantem o olhar no horizonte, os ombros para trás, a cabeça erguida e ativa a musculatura do teu core. Por fim, lembra-te também de relaxar os ombros e o pescoço.

Balança os membros superiores suavemente (com o braço fletido, num ângulo de cerca de 90 graus, move os braços para a frente e para trás, num padrão alternado com os membros inferiores).

A cada passo deves ter em atenção o momento da chamada, primeiro contacto no solo, este deve ser realizado pelo calcanhar que irá transferir gradualmente o peso do teu corpo até aos dedos.

Deves ajustar o tempo e distância percorrida tendo em conta a tua condição física. Para alguém que não tenha uma prática regular, deverá realizar atividades num intervalo de tempo de 20 a 30 minutos com uma intensidade moderada, 4 a 6 vezes por semana.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

1-Combate o excesso de Peso:

A atividade física é a melhor forma de combater o excesso de peso, isto porque acelera o metabolismo do corpo, favorecendo o dispêndio de calorias.

2-Reduz a pressão arterial:

Alguns estudos mostram que fazer atividade física aeróbica regularmente, ajuda a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.

3-Promove a Sensação de bem-estar:

Estimula a libertação de endorfina, que tem uma ação analgésica no corpo, o que ajuda a promover a sensação de bem-estar físico e mental.

4-Diminui o stress:

Ajuda a equilibrar o nível de hormonas de stress, como o cortisol e a adrenalina, que geralmente são libertadas em grandes quantidades no corpo em momentos de stress e nervosismo.

5-Melhora a tua criatividade:

Segundo Stanford 2014, “caminhar estimula a inspiração criativa.” Examinaram os níveis de criatividade das pessoas enquanto caminhavam em comparação com os que estavam sentadas. O rendimento criativo de uma pessoa aumentava, em média, 60% quando estava a caminhar.

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.

Não precisas de MAGIA para seres a tua melhor versão!

O único TRUQUE aqui é QUERER!

Marca AGORA o teu TREINO EXPERIMENTAL:

Selecione Ginásio