GORDURA VISCERAL: O QUE É E COMO REDUZIR?
13.10.20
Se pensa que só as pessoas com excesso de peso é que têm gordura visceral, desengane-se! Também quem é magro pode ser afetado por este problema.
Acabar com a gordura visceral não é só uma questão de peso, o cérebro e coração também agradecem! A solução está acima de tudo em modificar os hábitos de vida.
A gordura visceral não é visível e muitas vezes nem sabemos que a temos em excesso. Escondida na nossa zona abdominal tem a função de proteger o nosso organismo, protegendo os órgãos e mantê-los no seu lugar. MAS em excesso este tipo de gordura pode prejudicar o bom funcionamento de órgão vitais tais como o fígado e o coração.
O QUE É A GORDURA VISCERAL?
Chamamos gordura visceral à gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas. Quando em excesso, pode ser perigosa para a saúde. Este tipo de gordura pode também influenciar o funcionamento das hormonas produzidas pelo nosso organismo.
COMO PODE REDUZIR A GORDURA VISCERAL?
Para reduzir a gordura visceral é necessário fazer uma dieta equilibrada e praticar actividade física, cerca de 30 minutos, 3 vezes por semana, para perceber a redução da barriga. Actividades como caminhadas, passeios de bicicleta, jogar futebol com os amigos ou realizar tarefas domésticas irão ajudar na diminuição deste tipo de gordura.
Reduzir o perímetro abdominal também é muito importante porque essa gordura que se acumula na barriga por cima dos órgãos, como o fígado, estômago, intestino e coração, dificulta o funcionamento deles provocando uma síndrome metabólica que resulta no desenvolvimento de doenças, como diabetes, colesterol alto e hipertensão.
Resumindo: Pratique actividade física, faça uma dieta equilibrada e evite problemas de saúde futuros.
Prof. Paulo Correia
Ainda não frequentas os nossos ginásios mas GOSTARIAS DE FAZER UMA AVALIAÇÃO FÍSICA?
Entra em contacto connosco!