Fisioterapia Pélvica
31.05.23
O que é a fisioterapia pélvica e para que serve?
A fisioterapia pélvica é a especialidade da fisioterapia que atua na educação, na prevenção e na reabilitação de disfunções do pavimento pélvico. Aplica-se a homens e mulheres de qualquer faixa etária.
Mas o que é mesmo o pavimento pélvico? Trata-se do conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como a bexiga, o útero, o intestino e tudo que fica na região baixa do abdómen.
Áreas de atuação
A fisioterapia pélvica abrange tratamentos nas áreas de:
- Urologia (sistema urinário);
- Ginecologia (sistema ginecológico);
- Coloproctologia (sistema intestinal e estruturas relacionadas);
- Sexologia e Obstetrícia (pré e pós-parto).
Principais disfunções
- Urinárias:
Incontinência urinária de esforço (tosse, espirro, entre outros) e Hiperatividade da bexiga, com aumento da frequência urinária, urgência para urinar, perda de urina por urgência, dificuldade para urinar e entre outros;
- Anorretais: Obstipação intestinal; incontinência fecal/anal (perda involuntária de fezes ou flatos), entre outros;
- Sexuais: Dor genito-pélvica/penetração (dor durante ou após o ato sexual), vulvodínia, vaginismo, entre outros.
Dismenorreia
A dismenorreia é o termo médico para a dor menstrual.
Pode ser:
- Primária - Ocorre sem que exista doença prévia, tem início pouco após a primeira menstruação (menarca) e pode persistir durante toda a vida reprodutiva. Regra geral, começa horas ou dias antes da menstruação ou durante a mesma. Apresenta dor ligeira a intensa no abdómen inferior, costas ou coxas.
- Secundária - Está associada a uma infeção ou doença que atinge órgãos reprodutores femininos. A dor intensa pode ter relação com dispareunia, menorragia, endometriose, ovário poliquístico, mioma ou infeção pélvica. Os sintomas associados são dor abdominal, lombar e pélvica, enxaquecas, náuseas, vómito e fadiga.
- Incontinência Urinária. Se perdeu urina em algum momento da sua vida, é provável que exista uma disfunção na funcionalidade do pavimento pélvico. Saiba que perder urina nunca é normal, mesmo sendo poucas gotas.
A Sociedade Internacional de Continência considera a fisioterapia pélvica uma valiosa aliada no tratamento destas disfunções devido à sua eficácia na maioria dos casos, antes mesmo de medicação ou cirurgia.
Artigo da Fisioterapeuta Sebastiana Dechamps