Power Walking, a modalidade para quem não gosta de correr
19.09.22
Power walking, ou caminhada rápida, é uma vertente da caminhada que tem como principais características um movimento acelerado dos membros inferiores, mantendo sempre o contacto com o solo, coordenando este movimento com a deslocação dos membros superiores num padrão alternado e com foco na postura corporal.
A prática regular contribui para a perda de peso, podendo perder cerca de 200kcal em 30 minutos de execução. Desta forma podemos recomendar, o power walking, a pessoas com uma prática desportiva moderada ou baixa, bem como a quem tenha acabado uma recuperação de lesão. Pode ser realizado em qualquer lugar e não necessita de qualquer equipamento específico.
QUE CUIDADOS DEVO TER NA PRÁTICA DA MODALIDADE?
Mantem o olhar no horizonte, os ombros para trás, a cabeça erguida e ativa a musculatura do teu core. Por fim, lembra-te também de relaxar os ombros e o pescoço.
Balança os membros superiores suavemente (com o braço fletido, num ângulo de cerca de 90 graus, move os braços para a frente e para trás, num padrão alternado com os membros inferiores).
A cada passo deves ter em atenção o momento da chamada, primeiro contacto no solo, este deve ser realizado pelo calcanhar que irá transferir gradualmente o peso do teu corpo até aos dedos.
Deves ajustar o tempo e distância percorrida tendo em conta a tua condição física. Para alguém que não tenha uma prática regular, deverá realizar atividades num intervalo de tempo de 20 a 30 minutos com uma intensidade moderada, 4 a 6 vezes por semana.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
1-Combate o excesso de Peso:
A atividade física é a melhor forma de combater o excesso de peso, isto porque acelera o metabolismo do corpo, favorecendo o dispêndio de calorias.
2-Reduz a pressão arterial:
Alguns estudos mostram que fazer atividade física aeróbica regularmente, ajuda a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.
3-Promove a Sensação de bem-estar:
Estimula a libertação de endorfina, que tem uma ação analgésica no corpo, o que ajuda a promover a sensação de bem-estar físico e mental.
4-Diminui o stress:
Ajuda a equilibrar o nível de hormonas de stress, como o cortisol e a adrenalina, que geralmente são libertadas em grandes quantidades no corpo em momentos de stress e nervosismo.
5-Melhora a tua criatividade:
Segundo Stanford 2014, “caminhar estimula a inspiração criativa.” Examinaram os níveis de criatividade das pessoas enquanto caminhavam em comparação com os que estavam sentadas. O rendimento criativo de uma pessoa aumentava, em média, 60% quando estava a caminhar.